Como valorizar os seus produtos em loja?

Como valorizar os seus produtos em loja?


Numa loja bem organizada, com os produtos certos e informações claras, os seus clientes estarão ainda mais ansiosos para levar os produtos para casa. Estas são as noções básicas do merchandising! Aprenda como apresentar as suas produções para aguçar o apetite dos seus clientes e estimular o ato de compra.

Merchandising em síntese

O produto certo, no momento certo, no lugar certo, ao preço certo, com a informação certa… esta é a regra de ouro do merchandising. Em outras palavras, esta abordagem de vendas implica:

  • Posicionar bem a sua oferta de acordo com a sua clientela, especialidades locais ou localização.
  • Organizar a sua produção de acordo com o calendário para propor uma oferta adaptada a cada época do ano (Natal, feriados, eventos locais).
  • Pensar na localização de produtos na loja, multiplicando as oportunidades de compra.
  • Oferecer o preço certo através de uma estimativa precisa do custo das matérias-primas, da mão-de-obra e da margem.
  • Dar informações claras, legíveis e concisas de cada um dos seus produtos.

Uma questão de percurso

Uma área de vendas bem projetada deve levar seus clientes a passar na frente do maior número possível de produtos. Daí a importância dada a um encaminhamento fluido na sua loja, dividida em várias “zonas”:

  • A “zona quente” designa as áreas mais visíveis da sua loja: como entrada e área do caixa. Coloque aí os seus novos produtos, produtos de alta margem ou promoções para desencadear compras por impulso.
  • A “zona fria”, menos acessível ou menos frequentada: como as prateleiras atrás do caixa. Reservar para produtos que vendem sem esforço ou para compras frequentes.

Uma dica: lembre-se de criar um efeito surpresa, alterando regularmente o layout dos seus produtos.

Para informações claras e legíveis

Vender bem os seus produtos de padaria também significa informar bem os seus clientes. De fato, os consumidores gostam cada vez mais de saber o que estão prestes a provar. Informações claras facilitarão a sua decisão:

  • Ao lado de cada um dos produtos na loja, coloque um placa mencionando o nome e o preço de venda, por unidade ou por quilo.
  • Mencionar a presença de alergênios é uma precaução recomendada. Existem muitos ingredientes “de risco” e pode ser útil apresentar uma lista dos seus produtos que contenham um ou mais destes ingredientes (cereais contendo glúten, leite, ovos, amendoins, peixe, marisco, mostarda, soja, nozes, etc.).

Cuide também da sua loja virtual

Hoje em dia, a comunicação digital é tão importante como a apresentação no ponto de venda. Além disso, não hesite em animar as suas redes sociais:

  • Coloque em cena os seus produtos. Por exemplo, ao usar sempre a mesma cor de fundo para todas as suas fotos, facilita a identificação dos seus produtos.
  • Chame a atenção e desperte as papilas gustativas com belas fotos dos seus produtos: tire tempo para tirar fotografias bem iluminadas, com cores vivas.

Em poucas palavras, detalhe os ingredientes das suas especialidades. Se está inspirado, não hesite em se compartilhar: uma história curiosa ou uma memória ligada ao produto, uma especialidade de uma receita familiar… os seus seguidores também gostam de “contar histórias”!

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Numa loja bem organizada, com os produtos certos e informações claras, os seus clientes estarão ainda mais ansiosos para levar os produtos para casa. Estas são as noções básicas do merchandising! Aprenda como apresentar as suas produções para aguçar o apetite dos seus clientes e estimular o ato de compra.

Merchandising em síntese

O produto certo, no momento certo, no lugar certo, ao preço certo, com a informação certa… esta é a regra de ouro do merchandising. Em outras palavras, esta abordagem de vendas implica:

  • Posicionar bem a sua oferta de acordo com a sua clientela, especialidades locais ou localização.
  • Organizar a sua produção de acordo com o calendário para propor uma oferta adaptada a cada época do ano (Natal, feriados, eventos locais).
  • Pensar na localização de produtos na loja, multiplicando as oportunidades de compra.
  • Oferecer o preço certo através de uma estimativa precisa do custo das matérias-primas, da mão-de-obra e da margem.
  • Dar informações claras, legíveis e concisas de cada um dos seus produtos.

Uma questão de percurso

Uma área de vendas bem projetada deve levar seus clientes a passar na frente do maior número possível de produtos. Daí a importância dada a um encaminhamento fluido na sua loja, dividida em várias “zonas”:

  • A “zona quente” designa as áreas mais visíveis da sua loja: como entrada e área do caixa. Coloque aí os seus novos produtos, produtos de alta margem ou promoções para desencadear compras por impulso.
  • A “zona fria”, menos acessível ou menos frequentada: como as prateleiras atrás do caixa. Reservar para produtos que vendem sem esforço ou para compras frequentes.

Uma dica: lembre-se de criar um efeito surpresa, alterando regularmente o layout dos seus produtos.

Para informações claras e legíveis

Vender bem os seus produtos de padaria também significa informar bem os seus clientes. De fato, os consumidores gostam cada vez mais de saber o que estão prestes a provar. Informações claras facilitarão a sua decisão:

  • Ao lado de cada um dos produtos na loja, coloque um placa mencionando o nome e o preço de venda, por unidade ou por quilo.
  • Mencionar a presença de alergênios é uma precaução recomendada. Existem muitos ingredientes “de risco” e pode ser útil apresentar uma lista dos seus produtos que contenham um ou mais destes ingredientes (cereais contendo glúten, leite, ovos, amendoins, peixe, marisco, mostarda, soja, nozes, etc.).

Cuide também da sua loja virtual

Hoje em dia, a comunicação digital é tão importante como a apresentação no ponto de venda. Além disso, não hesite em animar as suas redes sociais:

  • Coloque em cena os seus produtos. Por exemplo, ao usar sempre a mesma cor de fundo para todas as suas fotos, facilita a identificação dos seus produtos.
  • Chame a atenção e desperte as papilas gustativas com belas fotos dos seus produtos: tire tempo para tirar fotografias bem iluminadas, com cores vivas.

Em poucas palavras, detalhe os ingredientes das suas especialidades. Se está inspirado, não hesite em se compartilhar: uma história curiosa ou uma memória ligada ao produto, uma especialidade de uma receita familiar… os seus seguidores também gostam de “contar histórias”!